Em 2 de junho de 2025, a James Madison University (JMU), nos Estados Unidos, anunciou que os professores Amanda Gantt Sawyer e Marcus Wolfe, do College of Education, foram agraciados com a National Technology Leadership Initiative Fellowship (NTLI). A dupla foi reconhecida por seu estudo “Exploring Preservice Teachers’ Adaptations of ChatGPT Created Mathematics Curricula: Discovering Overconfidence”, que investigou como futuros professores usam o ChatGPT para desenvolver planos de aula de matemática, e como isso pode gerar excesso de confiança sem preparação crítica
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O estudo revelou que muitos preservice teachers se tornaram excessivamente dependentes da IA ao criar recursos educativos, mas sem validar os resultados ou promover a compreensão profunda dos conceitos. Esse comportamento representa um risco para a qualidade da formação docente, pois, embora a IA possa acelerar a produção de conteúdo, ela não garante rigor pedagógico nem identificação de erros conceituais .
Sawyer e Wolfe destacam que suas descobertas sugerem a necessidade de maior supervisão no uso de IA por educadores em formação. Eles defendem programas que integrem instrução ética e metodológica sobre IA, de forma que o uso de ChatGPT complemente, e não substitua, o raciocínio didático humano .
A premiação representa um marco no reconhecimento de pesquisas sobre os impactos reais da IA na prática docente. Segundo os autores, o desafio agora é envolver instituições formadoras de professores para que criem diretrizes e currículos que incorporem o uso responsável da tecnologia em sala de aula.
A iniciativa da JMU ressalta o papel central que a educação superior pode desempenhar na construção de práticas equilibradas de IA na educação. Ao premiar e divulgar estudos como esse, a universidade contribui para um debate global sobre IA na formação de líderes educacionais.
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